A evolução dos desenhos animados

O desenho animado, criado muito antes do cinema, teve origem de um francês, Émile Reynaud, que no fim do século 19, criou um sistema de animação com um aparelho, cujo o nome é “o praxynoscópio”. Este servia para projectar as imagens em movimento na parede.


Essa busca fez com que se desenvolvessem os desenhos de hoje, talvez não melhores ou mais evoluídos, mas mais actuais. Eles apenas se adaptaram às crianças (e, por que não dizer, aos adultos) da época.

O primeiro desenho animado foi “fantasmagorie”que nem dois minutos tinha.

Os primeiros desenhos animados eram sem cor e mudos.

Mais para a frente, vemos o surgimento de um desenho que incrivelmente faz sucesso até hoje. O Gato Félix foi criado em 1917, ainda sem cores nem falas (uma versão mais actual passava no Cartoon Network). Naquela década, surgiu também a Disney e o famoso Mickey, em 1928. Inovando completamente na época, ele teve o primeiro desenho com efeitos sonoros (com a voz sendo do próprio Walt Disney), uma completa revolução na época e que fez o desenho ser um imenso sucesso.

No início da década de 30, surgiu uma personagem bastante influenciada pela época. Betty Boop era uma menina de cabeça grande e olhos redondos, com uma cara de santinha, e usava um vestido não muito adequado na época, Novamente inovando, a Disney nos traz o primeiro desenho animado colorido: Flores e Árvores.

Os desenhos foram evoluindo até que apareceu tom e jerry, Zé colmeia

Outros desenhos afloram nessa época, como South Park e Os Simpsons, marcando a volta dos desenhos mais adultos.

A partir daí os desenhos foram evoluindo até hoje.